IMAGENS LINDAS DE ARANHAS

As aranhas são animais com oito patas conhecidos por fazer redes ou teias para apanhar insetos. Vivem em todas as partes do mundo, menos na Antártica. Há cerca de 38 mil espécies, ou tipos, de aranha. Elas são da mesma família dos escorpiões, dos carrapatose dos ácaros.
Características físicas

As aranhas têm cerca de 5 milímetros a 9 centímetros de comprimento. As maiores são as tarântulas. O corpo de uma aranha divide-se em duas partes: o cefalotórax e o abdômen. O cefalotórax contém o estômago e o cérebro. As patas são ligadas a essa parte do corpo. O abdômen contém o intestino, o coração, as partes reprodutoras e as que fabricam a seda.

As aranhas têm quatro pares de patas. As patas podem ter garras nas pontas. Algumas espécies usam o primeiro par de patas como apêndices para capturar ou segurar a presa.

Na parte de trás do corpo, as aranhas possuem órgãos, chamados fiandeiras, que fabricam seda. Elas tecem a seda a partir de um líquido feito por glândulas especiais. Depois que a aranha a empurra para fora do corpo, a seda se torna um fio sólido e muito resistente. Geralmente a aranha faz uma teia com essa seda.

Muitas aranhas têm veneno, ou peçonha, que injetam nas presas. O veneno da maioria das aranhas não é nocivo às pessoas. Mas a picada de algumas aranhas, como a viúva-negra e a aranha-caranguejeira, pode causar muita dor e, algumas vezes, a morte em seres humanos.
Comportamento

As aranhas alimentam-se principalmente de insetos. Algumas são caçadoras que perseguem e dominam sua presa. Essas caracterizam-se por ter os sentidos do tato ou da visão desenvolvidos. Outras, em vez disso, tecem teias para apanhar insetos voadores. Algumas também usam a teia para enrolar a presa, para proteger seus ovos ou para fazer ninhos.

As aranhas digerem o alimento fora do corpo. Depois de capturar a presa, elas a cobrem com seus sucos digestivos. Os sucos dissolvem o corpo da presa e o transformam numa forma líquida que elas sugam. As aranhas repetem esse processo muitas vezes até, finalmente, digerir a maior parte da presa.
Ciclo de vida

Algumas aranhas fêmeas fazem bolsas de seda nas quais põem milhares de ovos. Em muitas espécies, os filhotes estão sozinhos quando saem da bolsa de ovos. As aranhas mudam pouco de aparência à medida que crescem. Antes de se tornar adultas, elas largam sua cobertura externa muitas vezes, trocando-a por outra nova.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AUMENTAR